terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Open de Natação 2013 - Última competição da natação brasileira no ano

COMEÇA EM PORTO ALEGRE A ÚLTIMA COMPETIÇÃO DO MUNDO AQUÁTICO.


A partir dessa quarta feira (18/12) começa em Porto Alegre, na recém inaugurada e belíssima piscina do grêmio náutico união (foto), a última competição daquele que pode ser considerado o melhor ano da história da natação brasileira. Não só pelo número de medalhas conquistadas no campeonato mundial, mas também por que nesse ano até agora não tivemos nenhum caso de doping, o que é uma vitória pro país que ganhou as manchetes mundiais durante os últimos anos com muitos casos desse tipo.
 Mas vamos voltar das coisas boas. Muitos podem achar que por ser a última competição do ano, pode ser sem graça, pois os nadadores estariam cansados da longa temporada, mas o open está ai para provar o contrário disso.Primeiro, pois essa competição será a primeira seletiva para outras competições: os Jogos Sul Americanos (Março/Chile), o Campeonato Sul Americano (Outubro/Argentina) e a principal delas, o Pan Pacific (Agosto/Austrália), além claro dos Jogos Olímpicos da Juventude, mais essa é exclusividade dos mais jovens.
Pra te deixar ainda mais com vontade de ficar ligado nos canais sportv , a equipe do Brasil Potencia Olímpica elaborou alguns tópicos dos destaques da competição.

·         Ranking Nacional de Clubes: Corinthians e Pinheiros disputam braçada a braçada pelo titulo de melhor clube brasileiro. O Timão, está somente dois pontos a frente do Pinheiros. Ou seja, cada recorde ajudará muito o seu clube nesse objetivo.

·         Redenção: Nomes como Alessandra Marchioro, Beatriz Travallon, Gracielle Hermann terão a chance de se redimir do péssimo mundial que fizeram e enfim tentar baixar as marcas dos 100 livre,100 peito e 50 livre respectivamente.

·         Medalhistas Mundiais: Thiago Pereira, Poliana Okimoto, Felipe Lima e Ana Marcela Cunha estarão em Porto Alegre buscando boas marcas.


·         O Retorno: Depois do 4º lugar em Londres e de sucessivas lesões que resultaram em uma operação do ombro, Bruno Fratus (foto acima) está de volta buscando o topo.

·         Recordes: Em 2013, apenas três recordes brasileiros caíram: Manuela Lyrio (200 livre),Poliana Okimoto (1500 livre) e Natalia de Luccas (200 costas). As três já confirmaram presença e podem sim baixar suas marcas.

·         Nova Geração: Não precisamos nem falar. Vocês leitores do blog sabem como nós aqui apostamos nessa que vai ser a maior geração da natação nacional. Nomes como Giovanna Diamante,Pedro Vieira, Brandonn Almeida, Felipe Ribeiro ,Luiz Altamir, são tantos que encheria uma página,estarão no Open. Destaques para Natalia de Luccas, que recém bateu o recorde sul americano dos 200 costas,Fernanda Delgado, que doente, não nadou o brasileiro juvenil,e virá com tudo agora e claro Matheus Santana,que no brasileiro Júnior nadou pra inacreditáveis 49’49 e como vocês viram em entrevista dada ao blog meses atrás, Matheus disse que seu foco pro ano era o Open. Será que vem um 48??

·         O Rei da natação Brasileira:É Claro que não poderíamos esquecer dele né ? César Cielo Filho, estará sim no Open, mas nadará apenas uma prova:50 metros livre. O Objetivo, claro,quebrar o recorde mundial não oficial sem trajes,de 21’32 feitos por ele mesmo no mundial de Barcelona.Vale lembrar,que foi nessa mesma competição,em 2009 que Cesão quebrou a marca mundial ainda com os trajes:20,91. Em entrevista ao portal Terra, Cielo disse que está melhor preparado agora do que estava para o mundial,pois está melhor recuperado do joelho. Não me surpreenderia se viesse uma marca na casa do 21’20.

·         Sentiremos Falta:Algumas ausências marcarão essa edição do Open. Marcello Chieriguini e João de Lucca, não virão pois não foram liberados por suas universidades americanas. Já Joanna Maranhão está tirando o seu já anunciado descanso da natação,depois da crise que ela teve durante o mundial.

Bom esses são só alguns dos fatores que tornam essa uma das melhores competições nacionais do ano, e que com certeza tende a ser o melhor Open da história.
Abaixo, o programa de horários pra você acompanhar ao vivo no Sportv. Sempre a partir das 17h30 (Programa e horários segundo o site da CBDA)

Dia 18/12 – 4ª feira
100m costas F e M / 50m borboleta F e M / 50m peito F e M / 800m livre F / 1500m livre M /
Dia 19/12 – 5ª feira
200m livre F e M / 200m costas F e M / 100m borboleta F e M / 400m medley F e M /
Dia 20/12 – 6ª feira
100m livre F e M / 200m peito F e M / 50m costas F e M / 200m medley F e M / 400m livre F e M /
Dia 21/12 – Sábado
200m borboleta F e M / 50m livre F e M / 100m peito F e M / 1500m livre F / 800m livre M /

Nenhum comentário:

Postar um comentário