quinta-feira, 3 de outubro de 2013

"Revelações da Natação" - Matheus Santana

Seguindo nossa meta de entrevistar as grandes revelações das piscinas brasileiras, hoje o personagem é Matheus Santana, nadador da Unisanta.


Matheus já é conhecido por muitos, por matérias na TV e a comparação entre suas marcas e do campeão olímpico Cesar Cielo ( Matheus já bateu várias marcadas de Cielo em sua idade ), no Chico Piscina foi uma das competições que mais projetou essa promessa na mídia.

Esse jovem nadador possui uma patologia, não tão comum no mundo esportivo, o diabetes tipo 1 ( que é insulinodependente ), por conta disso, deve tomar cuidados com as doses de insulina, já que o hormônio não é produzido em seu pâncreas.

Matheus respondeu a 8 perguntas, que vão de seu início ao esporte, o convívio com o diabetes, e suas metas e objetivos na carreira à curto e longo prazo:


1-Como começou no esporte ?
- Comecei a praticar natação com 5 anos por conta de um problema respiratório, depois disso continuei e fui convidado a fazer parte da equipe mirim.


 2-Em que época percebeu que poderia ser um atleta ?

- Sempre gostei de nadar, sempre me imaginei ganhando competições. Muitos querem apenas ir pra uma olimpíada, eu quero ir para ganhar!


3-Sobre as provas em que é especialista, como foi esse processo ? Escolheu o estilo e a distância, ou foi algo natural, onde não foi você que escolheu a prova, e sim ela que “lhe escolheu” ? Acha que suas principais provas no futuro podem ser outras ? Como mudar de estilo por exemplo ?

-Quando pequeno nadava de tudo, de 1500 a 50 livre, de 100 borbo a 100 peite (peito era um desastre hahaha), mas com o tempo você vai lapidando suas especialidades e suas provas vem de forma natural, eu não me imagino fora dos 50 e 100 metros livre, mas também acho que posso nadar bem os 200 L.


4- As provas de nado livre são seu principal foco, ou também treina muito os 100 borboleta , já que possui o segundo melhor tempo do júnior 1 ?

-Não costumo treinar para o borboleta, já fui nadador de borboleta mesmo nas épocas do petiz (11-12 anos), depois deixei um pouco de lado, mas quando vc treina o crawl e tem um estilo bom de borbo, vc consegue grandes marcas sem precisar treinar especificamente pra isso. Nos treinos fazemos uns tiros de velocidade de borbo, ou ate uma pequena parte da serie de A2... Nada especifico!


 5- Como é diabético , como é sua rotina na questão da aplicação das doses de insulina, e o que atrapalhou para que não pudesse disputar o mundial ?

-A minha vida de diabético não costuma atrapalhar a de atleta, tomo meus remédios em horas diferentes do treino. Não fui ao mundial por conta de resultados oscilantes na minha glicemia e também por uma serie de erros de vários pessoas, inclusive eu... Mas já estou me tratando para conseguir nadar bem o Open.


6- Você já é comparado pela mídia como o "novo Cielo". Como é isso para você , uma pressão, incentivo ou indiferente ?

-O Cielo é hoje o maior nadador brasileiro de todos os tempos, eu acho que essa comparação foi um pouco precoce, porem não me pressiona de forma alguma, bati vários tempos dele ano passado, talvez por isso a comparação.


 7-Dentro da piscina, quais são as marcas que você deseja quebrar a curto prazo ?

-Apesar de eu ter o melhor tempos do Júnior 1 e 2 nos 100 metros livre, eu ainda não cheguei nem perto do meu objetivo que estabeleci no inicio do ano, quero fazer um brasileiro de categoria bom, e chegar no Open e surpreender!


8-Qual é o seu sonho/objetivo maior no esporte ? Rio 2016 está nos planos ?

-Eu quero ser campeão de tudo, Sul-americano, Mundial, Pan-pacifico, Copa do Mundo e Olimpíadas, eu amo o que faço e quero ser o melhor nisso! Claro que 2016 esta nos planos, uma olimpíada em casa... No Rio, com certeza se depender de mim eu estarei lá!

3 comentários:

  1. Só uma correção, o Matheus desde o começo desse ano é nadador do Unisanta de Santos-SP

    ResponderExcluir
  2. Poderia deixar uma sugestão, vcs poderiam fazer uma entrevista com o Pedro Spajari, nadador do Pinheiros, ele tem 16 anos e no mundial de Dubai fez o excelente tempo de 50.49 nos 100free.

    ResponderExcluir