domingo, 18 de agosto de 2013

Grand Prix de Vôlei Feminino 2013



Fim da 1ª fase


Brasil, China, Japão, EUA, Itália e Sérvia são os países classificados para a fase final do Grand Prix que ocorrerá de 28 de agosto a 1 de setembro em Sapporo no Japão.

Com 20 países participantes, o Grand Prix ficou inchado e cheio de seleções fracas. Com um regulamento "injusto", onde cada seleção joga 9 partidas em uma fase de pontos corridos, podendo enfrentar só adversários fracos.

Destaco a eliminação da Rússia que com uma equipe jovem e renovada, teve em sua 1ª semana de disputas fortes adversários e acabou não conseguindo se recuperar.

Considero a grande surpresa do torneio a Bulgária, que venceu o Brasil por 3x1 e o Japão por 3x0, brigando pela classificação até o último jogo quando perderam das americanas por 3x2.

Já Cuba sai do Grand Prix com sua pior participação, 9 derrotas em 9 jogos e nenhum ponto conquistado, ficando na penúltima posição.

O que esperar da Fase Final?

China: única seleção invicta na 1ª fase, com 9 vitórias e apenas 2 pontos perdidos para Turquia e Sérvia. Vem para brigar pelo título com Brasil e EUA.

Japão: nas duas primeiras semanas 6 vitórias, mas na última derrotas para Bulgária e EUA.
Apesar de jogarem em casa, as japonesas não são favoritas ao título.

Sérvia: venceu quem tinha obrigação de vencer e perdeu para as seleções consideradas superiores, difícil avaliar as servias. Vem forte para a fase final, mas não acredito que brigarão pelo título.

Itália: perdeu pra República Dominicana e classificou em 5º lugar com uma vitória por 3x2 sobre a Turquia no último jogo. Não tenho muitas perspectivas para as italianas na fase final.

EUA: atuais tricampeãs do Grand Prix, as americanas só perderam para o Brasil na 1ª fase. Com certeza brigarão pelo título.

Brasil: com uma 1ª fase muito boa, apesar da derrota pra Bulgária, é favorita a conquista do Grand Prix. 

Classificação Geral da 1ª fase

1º China 25 pontos
2º Brasil 23 pontos
3º Sérvia 23 pontos
4º EUA   22 pontos
5º Itália  21 pontos
6º Japão 19 pontos

Tabela da Fase Final



Nenhum comentário:

Postar um comentário