domingo, 23 de setembro de 2012

Vôlei Vs Basquete


É inegável que existe uma rivalidade sadia entre basquete x vôlei. E o principal motivo é qu âmbos necessitam de jogadores altos.
O próprio Oscar Schmitt já declarou que se sente incomodado pelo vôlei “roubar” tantos jogadores altos do basquete,já que no término da década de 70 para o começo da década de 80 o vôlei era pouco popular no Brasil,e agora é o segundo esporte mais praticado e o segundo mais popular de nosso país,o que é outro motivo para a richa entre basquete e vôlei.

Mas afinal, qual dos dois esportes tem atletas mais altos no Brasil ? Eu fiz as contas e a média da seleção masculina de basquete que foi para Londres 2012 é de 2,00 metros de altura e a do vôlei é 1m98. Então há uma pequena diferença de altura,mas nota-se que no vôlei não há nenhum atleta com menos de 1m90 e já no basquete há espaço para jogadores um pouco mais baixos que estão na casa de 1m80 (principalmente armadores).

Nas seleções femininas de vôlei e basquete também fiz essa análise e esta mostrou que a seleção de vôlei é 1 centímetro mais alta com a média de 1m84 com a de basquete tendo a média de 1m83.

Fato é que ambos esportes abrem brechas para jogadores mais baixos,o basquete para os armadores e o vôlei para líberos e e levantadores (porém a medida que passa o tempo está sendo requisitado levantadores altos para atuar também bloqueando).

Fato de se destacar também é que tanto no basquete como vôlei a média dos jogadores está em constante evolução exemplos são Renan Buiatti do vôlei que tem 2m17 e Lucas Bebê do basquete quem 2m13. A seleção infanto-juvenil (nascidos em 93/94) de vôlei é impressionante,meninos que nem “terminaram de crescer” e já são maiores que muitos profissionais,uma média incrível!

Material humano temos, então não precisa haver richa entre vôlei e basquete,até por que são esportes que tem pouca coisa em comum e a seleção natural cuida de estabelecer quem tem aptidão em um e quem tem no outro esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário