sábado, 22 de setembro de 2012

Geração Espontânea


Quando um esporte que nunca ganhou uma medalhas na Olimpíada finalmente consegue sua primeira condecoração,fala-se que é uma evolução no esporte no país. E realmente em casos isso é verdade,mas nem sempre...

                                           Yane Marques,Símbolo do Pentatlo Moderno no Brasil
O pentatlo moderno é um esporte que no Brasil recebe um investimento minúsculo,pouca divulgação e um número limitado de atletas e não é por que a Yane Marques ganhou uma medalha olímpica significa que o esporte evoluiu por aqui.

Yane Marques é um típico exemplo de geração espontânea,um fenômeno que surgiu e que por coincidência é brasileira. Tem que ficar atento com as próximas competições mundiais adulto e de base para ver se novos nomes surgem.

Para dar um exemplo de como o esporte não tem uma base sólida no Brasil,no masculino não temos nenhum atleta que chega perto de estar entre os 60 melhores do mundo.
Para ilustrar melhor o que quero dizer,uma geração espontânea é caracterizada por um grande atleta que consegue estar entre os melhores do mundo mesmo estando num país onde a tradição da modalidade é pequena,é só olhar Yan Gomes que é o primeiro brasileiro a atuar na Major League Baseball,ele conseguiu chegar lá esse ano,mesmo nascendo no Brasil onde a tradição do esporte é pequeníssima.Isso é um bom exemplo de geração espontânea mas existem outros como Natália Falavigna no taekwondo feminino.

É torcer para que esses esportes como o pentatlo moderno deixem de viver de apenas um nome e que consigam massificar o número de praticantes,deixando uma base para o esporte depois da aposentadoria de seu ídolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário