domingo, 19 de agosto de 2012

Jogos Paralímpicos

Para quem não conhece, as Paralimpíadas (antes chamadas de Paraolimpíadas) é um evento multi-esportivo de maior expressão para atletas com algum tipo de deficiência sendo ela física, motora ou cerebral.

A primeira edição dos jogos foi realizada em Roma (Itália) em 1960 contando com a participação de 400 atletas de 23 países. A partir da edição de 1988 (em Seul, Coréia do Sul), os Jogos começaram a ser organizados pelas cidades sedes dos Jogos Olímpicos de Verão, acontecendo em média um mês após o término das olimpíadas.


Nas Paralimpíadas, o Brasil pode ser considerado uma potência esportiva, conquistando nos últimos anos, importantes resultados e sempre figurando no topo do quadro de medalhas. Em Pequim, o Brasil ficou em nono lugar com 16 medalhas de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, sendo sua melhor participação na história dos jogos. Nos Jogos Para-panamericanos de 2011 (Versão Panamericana do esporte paralímpico), o Brasil foi o primeiro colocado com 81 medalhas de ouro e 197 no total!!!




Em 2012 não deve ser diferente. Atletas com expressivos resultados mundiais e campeões olímpicos como Daniel Dias e André Brasil (Natação); Lucas Prado, Teresinha Guilhermina e Ádria Santos (Atletismo) e os times de futebol de 7 (atletas com paralisia cerebral) e futebol de 5 (para deficientes visuais) serão nossas grandes esperanças de medalhas. Modalidades como Judô, Tênis de Mesa e Bocha podem surpreender e trazer algumas medalhas para o país.

Este anos, os Jogos serão transmitidos pelo SPORTV.

Vale a pena conferir e torcer para nossos guerreiros.

Fonte: Jogos Paralímpicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário